Após o primeiro passo de compreensão do tipo de negócio que foi realizado, o segundo passo é conferir como o negócio foi formalizado, como contrato por escrito, aceitação por e-mail ou WhatsApp ou, em alguns casos, informalmente.
Para processar um cliente por falta de pagamento com contrato por escrito, basta que se reúna o contrato, a nota fiscal de entrega do produto ou prestação do serviço, documentos da sua empresa/pessoais e ajuizar uma ação de execução.
Para processar um cliente por falta de pagamento com aceitação por e-mail ou WhatsApp, você precisa reunir os documentos acima citados, com exceção do contrato, e acrescentar o e-mail ou mensagem de WhatsApp e ajuizar uma ação de conhecimento.
Ou seja, primeiramente você precisa provar que a prestação ou venda ocorreu para depois poder executar a sentença. É um passo a mais do que no caso anterior, em que basta reunir os documentos e executar a dívida.
Para processar um cliente por falta de pagamento negociado informalmente, você deve reunir o máximo de informações e documentos possíveis para provar a negociação e o cumprimento da sua parte na negociação.
Da mesma forma que no item anterior, é um passo a mais do que no caso anterior, em que basta reunir os documentos e executar a dívida.
A formalização do negócio por contrato evita que você precise provar que cumpriu com sua parte na negociação na hora de ajuizar um processo. É uma etapa a menos e faz com que o devedor tenha sua conta bancária, automóveis e bem imóveis bloqueados, agilizando e efetivando o pagamento da dívida.
Para mais informações sobre formalização de contratos, veja os outros conteúdos:
Para agendar uma reunião com um advogado no ABC, basta entrar em contato com a central de atendimento da Malentacchi Advogados, através do WhatsApp (11) 96297-0313 ou clique aqui!
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Malentacchi.