O que influencia no preço que o advogado cobra para elaborar um contrato de compra e venda de imóvel é o valor da transação, quantidade das partes envolvidas e situação registral do imóvel
O valor da transação influencia no valor do contrato de compra e venda de imóvel em razão da responsabilidade profissional assumida pelo advogado ao aceitar o serviço.
Por se tratar de uma prestação de serviços, o advogado responde por qualquer erro que cometa na execução do contrato, podendo ser responsabilizado. Ou seja, quanto maior o valor da transação, maior será a responsabilidade assumida pelo profissional.
A quantidade das partes envolvidas também influencia no valor do contrato de compra e venda de imóvel, pois serão mais documentos para análise, como por exemplo a obtenção de certidões negativas.
Em média, são 14 (catorze) certidões por vendedor que o advogado precisa obter e, posteriormente, analisar. Um contrato onde haja 6 vendedores, serão quase 100 certidões.
A situação registral do imóvel é determinante para o custo do preço do contrato de compra e venda de imóvel.
Imóveis que não estejam regularizados, normalmente, têm documentos com obtenção mais complexa e incerta, o que aumentará a carga de trabalho do profissional envolvido.
O cenário ideal é que o imóvel esteja com todas suas obrigações em dia e registrado no cartório de registro de imóveis de sua cidade, com todas as informações atualizadas.
O custo para fazer um contrato de compra e venda de imóvel deve ser levado em consideração sempre que uma transação for concluída, pois evitará diversas situações adversas e surpresas desagradáveis futuras.
Clique aqui e agende uma reunião com um advogado da
Malentacchi - Escritório de Advocacia no ABC, e saiba mais!
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Malentacchi.