Os advogados no ABC da Malentacchi explicam que o objetivo é evitar dúvidas, problemas, desavenças, rescisões, desgastes e prejuízos envolvendo a prestação de serviço.
Um contrato de prestação de serviços deve ser elaborado porque a vida dinâmica atual não nos permite relembrar com clareza conversas, negociações, aditamentos, renegociações de 1 mês, 2 meses ou 6 meses atrás.
A razão da formalização do contrato é a certeza de que todo o combinado está discriminado, esmiuçado e que não gera qualquer dúvida para as partes, em especial sobre a responsabilidade de cada uma.
O Contrato de Prestação de Serviços visa solucionar as controvérsias que eventualmente surjam no decorrer do contrato, pois tudo estará discriminado e especificado, sem espaço para novas negociações.
Para elaborar o Contrato de Prestação de Serviços, o auxílio de um
advogado empresarial no ABC é imprescindível, além de conhecimento do prestador e contratante sobre todas as obrigações do contrato.
Por mais básico que possa parecer, inúmeras vezes em contratos informais restam dúvidas até mesmo sobre QUEM está sendo contratado. Imagine a situação:
Contrato de Software (sistema interno de uma empresa), você entra em contato com o técnico de TI que solucionou o problema da plataforma de vendas de um parceiro comercial e fecham contrato informal para sua empresa.
Uma prestação cara, onerosa e você sequer sabe o nome completo dele, dados pessoais, etc.
Você está contratando uma empresa? Pessoa física? Vai haver subcontratação para implementação do sistema? O treinamento já está incluso no preço? A empresa prestadora está com saúde financeira? Como será o pós venda (garantia)?
Já pensou no impacto tempo x financeiro x saúde mental que você enfrentará? Este é só um dos passos.
O Contrato de Prestação de Serviço deve conter todas as obrigações das partes, de uma forma lógica e que todos entendam a linguagem.
Em caso de
pessoa jurídica apresentar qualificação do representante legal e contrato social.
Objeto - Exatamente o que está sendo contratado.
Valor - Quantia exata que será paga.
Forma de pagamento - À vista, parcelado, condicionado à conclusão, etc
Data de início e término - Por extenso
Obrigações do contratante - Pagamento, compra de insumos, fornecimento de documentos e fornecimento de informações.
Obrigações do contratado - Mão de obra, materiais, equipamentos utilizados e forma da prestação
Obrigações NÃO abrangidas no contrato - O que não será feito.
Local da prestação de serviços - No local da contratação ou remoto.
Cronograma da prestação de serviços - Quando possível elaborar etapas. Facilitação para mensuração de pagamento
Cláusula sobre descumprimento contratual e rescisão contratual - Aviso prévio, multa, juros e retenção de pagamento
Local e forma da solução de eventual controvérsia - Domicílio do prestador, domicílio do contratante ou local neutro.
Enfim, uma infinidade de informações que detalham a obrigação de cada um, sem espaço para o conhecido empurra-empurra de responsabilidades.
Os tipos de Contratos de Prestação de Serviços são honorários de advogado, contador, médico, dentista, arquiteto, construção, reforma de imóvel, profissional de limpeza, E-Commerce, Personal Trainer, professores particulares e diversos outros segmentos.
A formalização do contrato vai evitar que você enfrente controvérsias e atritos desnecessários, otimizando a prestação de serviços e, claro, resguardando seus direitos.
Contrate um
advogado especializado para elaboração do contrato, pois cada um tem uma peculiaridade e o judiciário está abarrotado de “modelos de contrato do Google”.
Para agendar uma consulta com um advogado em Santo André da Malentacchi Advogados, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 96297 0313 ou
clique!
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Malentacchi.