Layout do blog

Malentacchi Advogados

31 de março de 2022

Posso processar meu marido por abandono de lar?

Posso processar meu marido por abandono de lar?

Muitas mulheres chegam a reunião com essa dúvida “Posso processar meu marido por abandono de lar? ”. Pensando nessas e outras dúvidas relacionadas aos direitos e deveres do matrimônio, a equipe de especialistas da Malentacchi Advogados preparou este conteúdo. Acompanhe!

Então vamos lá, a esposa pode processar o marido por abandono de lar? Sim, é possível processar o ex-cônjuge por abandono de lar.

O que é o abandono de lar?

O abandono de lar ocorre quando um dos cônjuges deixa a residência na qual o casal vivia, voluntariamente, e sem previsão de retorno.

O abandono de lar também se aplica à união estável?

Sim, o conceito de abandono de lar é aplicável ao casamento e à união estável. Assim como o casamento, a união estável é uma forma de entidade familiar, estabelecida por alguns requisitos diferentes.

O que posso pedir no processo em razão de abandono de lar?

Em razão do abandono de lar, é possível requerer o divórcio, bem como, é possível ajuizar uma demanda pleiteando a usucapião do imóvel. No divórcio, será debatido a divisão de bens, guarda de filhos, moradia dos filhos e pensão entre os ex-cônjuges.

Quais os requisitos para a usucapião por abandono de lar?

Havendo abandono de lar por prazo superior a 2 (dois) anos, quem permanece na casa tem direito a ingressar com uma ação de usucapião do imóvel que pertencia ao casal. Todavia, é requisito para tal que o cônjuge que permaneceu na casa demonstre que:


- Assumiu integralmente as responsabilidades do imóvel (água, luz, iptu, taxa de coleta, etc);

- O imóvel tenha no máximo 250m²; 

- A casa deve ser registrada em nome do casal;

- O imóvel deve ser usado como moradia;

- Quem pede a usucapião não pode ser proprietário de outro imóvel.

Considerações finais

Havendo o abandono de lar, por qualquer um dos cônjuges, será possível ingressar com uma ação judicial, pleiteando o divórcio. E, nos casos em que o imóvel é do casal e se enquadra nos requisitos legais, é possível pleitear seu usucapião.

Placas Amarelas em Veículos de Coleção e a Regularização da Placa Mercosul
20 de outubro de 2023
A transição para placas Mercosul gera desafios aos amantes de carros de coleção, exigindo entendimento das regras e aconselhamento legal para garantir conformidade e segurança.
Quais as restrições à circulação de veículos com placa amarela?
20 de outubro de 2023
Restrições comuns para veículos de placa amarela incluem rodízios municipais e áreas ambientais restritas.
Personalizando a Placa Mercosul
4 de setembro de 2023
Entenda como funciona o processo, Após a regularização do veículo de placa amarela, com a escolha dos caracteres da nova placa mercosul.
Venda de Veículos com Placa Amarela
4 de setembro de 2023
Saiba como vender um veículo de placa amarela da forma certa, sem gerar problemas jurídicos e financeiros.
Usucapião de Veículos com Placa Amarela
4 de setembro de 2023
O processo de usucapião de veículos com placa amarela busca legalizar a posse de clássicos, permitindo a sua circulação regular.
Como mudar placa amarela para placa Mercosul?
11 de agosto de 2023
Para mudar placa amarela para Mercosul, agende no Detran ou órgão da especifico da sua cidade, reúna os documentos e siga as orientações para a troca.
Quanto tempo um processo pode ficar parado?
11 de agosto de 2023
O tempo de paralisação de um processo jurídico no Brasil pode variar, mas a Constituição garante um julgamento justo em prazo razoável.
Quais são os direitos da esposa em caso de separação
1 de agosto de 2023
Os principais direitos da esposa após a separação são: pensão alimentícia, divisão de bens, acesso às finanças, guarda e visita aos filhos.
Como regularizar um veículo de placa amarela?
28 de junho de 2023
Para regularizar um veículo de placa amarela é necessário contratar um profissional qualificado, para identificação do cenário, informe ao órgão e fazer o pagamento das taxas necessárias.
​​Qual o valor de uma indenização por dano moral?
30 de abril de 2022
Qual o valor de uma indenização por dano moral? O valor da indenização por dano mental é variável e deve ser analisado individualmente em cada caso.
Mais Posts
Share by: